Somos um grupo constituido por 4 elementos e, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, pretendemos desenvolver um trabalho cujo objectivo será criar UM OUTRO OLHAR para a Sociedade que vê os deficientes de forma diferente e os diminue por isso. Tentaremos assim, mudar as mentalidades das pessoas para que, em conjunto, possâmos mudar, para melhor, nem que seja um pouco, as nossas vidas e as dos que nos rodeiam.
Pertencemos à Escola Seomara da Costa Primo situada no centro da Amadora, o que nos motivou também dado, no nosso dia-a-dia sermos confrontados com todas estas situações graves e injustas.
Es A escolha do tema surgiu dado todos os elementos do grupo quererem prosseguir estudos em áreas relacionadas com a Saúde. É um assunto que nos perturba dia após dia e nos desconforta pois sabemos que ainda existem pessoas que olham de lado outras só por terem uma deficiencia, excluindo-as e matratando-as.
Em termos gerais, podemos definir que "Pessoa Portadora de Deficiência" é a que apresenta, em comparação com a maioria das pessoas, significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de factores inatos e/ou adquiridos, de carácter permanente e que acarretam dificuldades na integração com o meio físico e social.
No domínio da saúde, deficiência representa qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica". Dizer que um indivíduo "tem uma deficiência" não implica, portanto, que ele tenha uma doença nem que tenha de ser encarado como "doente".
Não façamos de conta que a deficiência não existe! Relacionando-nos com uma pessoa deficiente como se ela tivesse uma deficiência, estaremos a ignorar uma característica muito importante dela. Dessa forma, não estaremos a relacionar-nos com ela, mas com outra pessoa, uma que inventamos, que não é real.
Aceitemos a deficiência! Ela existe e eu, tu, precisamos levá-la na devida consideração. Não se deve subestimar as possibilidades, nem super-estimar as dificuldades.
As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar as suas próprias decisões e assumir a responsabilidade pelas suas escolhas.
Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que uma pessoa não deficiente.
Provavelmente, por causa da deficiência, essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas actividades e, por outro lado, poderá ter extrema habilidade para fazer outras. Exactamente como todas as pessoas.
A maioria das pessoas com deficiência não se importa de responder a perguntas, principalmente aquelas feitas por crianças, a respeito da sua deficiência e como ela transforma a realização de algumas tarefas.
As pessoas com deficiência são pessoas como nós. Têm os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos.
E é esse mesmo o nosso objectivo de projecto!UM OUTRO OLHAR SOBRE O MUNDO DAQUELES QUE SÓ POR SEREM PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NÃO OS TORNAM DIFERENTES.
Considera que em Portugal existem condições para a perfeita integração de pessoas portadoras de deficiências na Sociedade?
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)