Considera que em Portugal existem condições para a perfeita integração de pessoas portadoras de deficiências na Sociedade?

quinta-feira, 26 de março de 2009

DeficiProdut preocupa-se com a integração social de pessoas portadoras de deficiências.

Boa tarde a todos,
Hoje decidi dar-vos a conhecer uma empresa onde os principais protagonistas são deficientes.
É isso mesmo, não percebeu mal. A DeficiProdut abriu portas no ano de 1995 com o principal objectivo de empregar pessoas portadoras de deficiências na vida activa. Achei a ideia interessante e até original, penso que deveriam haver mais iniciativas como a do Sr. Aristides Santos, fundador deste projecto. Na altura a empresa iniciou a sua actividade com apenas 6 operários e, hoje, emprega já cerca de 16. Produzem malas, carteiras, porta-chaves e outros acessórios elaborados em pele. Estamos a pensar, no âmbito do nosso projecto, contactar a empresa, sediada em Ovar, para uma futura visita à mesma. Os nossos sinceros aplausos para esta iniciativa que ajuda bastante na integração destas pessoas, proporcionando-lhes a sua independência financeira e ajudando na sua integração na Sociedade. Caso tenham interesse em conhecer melhor a empresa tem um site: http://www.deficiprodut.com/, tenho a certeza que ficarão fascinados.

terça-feira, 24 de março de 2009

Caracteristicas da Síndrome de Down (trissomia 21).

Cientificamente a trissomia 21 é uma mutação cromossómica numérica, ou seja, é um erro ocorrido ao nivel da meiose que afecta o numero de cromossomas do cariótipo de um individuo. Numa linguagem mais simples é uma anomalia que pode afectar um individuo de múltiplas formas. Fisicamente estas pessoas são de estatura baixa e com aspecto asiático, devido á prega que possuem nos olhos que lhes confere esta característica. Geralmente, são portadores de atrasos a nível intelectual que pode ser de pequeno ou elevado gráu, dependendo dos casos. Para além disso, são pessoas extremamente dóceis e carinhosas. Em termos de percentagem, sabe-se que quanto maior for a idade da mãe maior é a probalilidade de nascimento de um filho portador desta doença. Por exemplo uma mulher com idade compreendida entre os 20 e os 29 anos tem a probabilidade de ter um filho com esta doença de 0.5 a 1.0, valor correspondente à percentagem por 1000 nascimentos enquanto que se a mãe tiver idade entre os 40 e os 45 anos a probabilidade de nascimento de um filho com trissomia 21 aumenta significativamente para 9.0 a 10.0.

Esta relação entre a idade materna e a probabilidade de nascimento de uma criança com Síndrome de Down reside no facto de, nos individuos do sexo feminino, os gâmetas iniciarem o seu processo de formação mesmo antes do nascimento. Quando nasce um individuo do sexo feminino, tem todos os seus futuros óvulos no estado de profase1; a meiose só se completará depois da puberdade.


(in Biologia 12, Areal Editores)

O site da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT 21) é o seguinte: http://www.appt21.org.pt/

Balanço do Projecto - 2º Período

O 2º Período está a terminar e achámos importante fazer o balanço do projecto até ao momento. Já executámos tarefas muito relevantes para o projecto como o poster e o folheto, elementos assessórios ao nosso produto final, mas muito importantes para a divulgação do mesmo. O nosso Guião de Projecto ainda não está totalmente finalizado, tarefa que pretendemos dar por concluida antes do inicio do 3º Período. Pretendemos também fazer uma reformulação do nosso folheto pois ficou demasiado sobrecarregado de informação.
Temos algum material para trabalhar como fotografias e video, mas ainda não são suficientes para podermos avançar. Assim, apesar de não estarmos atrasados no trabalho, decidimos continuar a trabalhar empenhadamente no projecto nas férias da Páscoa. Temos que ter em conta que as Apresentações finais dos Projectos são no mês de Maio e não seria possivel realizar tudo que temos programado em cerca de duas semanas.