A Psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
Para que problemáticas é indicada?
Com incidência corporal: dispraxia, desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, estruturação espacial e temporal, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos;· Com incidência relacional: dificuldades de comunicação e de contacto, inibição, hiperactividade, agressividade, etc.;· Com incidência cognitiva: no plano do processamento informacional: défices de atenção, de memória, de organização perceptiva, simbólica e conceptual.
Quais os objectivos de uma intervenção psicomotora?
Compensar uma problemática situada na convergência do psiquismo e do somático, intervindo sobre as múltiplas impressões e expressões do corpo e atribuindo significação simbólica ao corpo em acção;· Promover a regulação e harmonização tónica centrada sobre a maneira de estar no seu corpo (atitude-postura, esquema corporal, descontração neuro-muscular);· Promover movimentos funcionais e expressivos centrados sobre a maneira de agir com o seu corpo (coordenações, dissociações, praxias); Possibilitar a vivência da relação tónico-emocional com o psicomotricista através do corpo e do agir. das condições de adaptação.
Caso queiram alguma informação mais pormenorizada deixo-vos o link da Associação Portuguesa de Psicomotricidade de onde retirámos a informação deste post para enriquecimento do nosso blog: http://www.appsicomotricidade.org/
Considera que em Portugal existem condições para a perfeita integração de pessoas portadoras de deficiências na Sociedade?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário