Considera que em Portugal existem condições para a perfeita integração de pessoas portadoras de deficiências na Sociedade?

quarta-feira, 8 de abril de 2009

"Uma Ponte que nos Une apesar das diferenças"

"Apesar das realidades diferentes de cada ser humano existe uma ponte onde todos nos encontramos e que nos torna próximos. Essa ponte de encontro é a necessidade que temos de ser amados, reconhecidos e respeitados por nós próprios e pela sociedade.(...)

O caso de Francisco de 13 anos do reformatório de rapazes; o Tio Zé do lar de idosos; a Aninhas a menina autista, o Sérgio que era invisual, o Vasco, surdo desde a nascença; e a Matilde então de 14 anos grávida, todos eles pertencentes a grupos diferentes mas tão próximos nas necessidade de serem amados, reconhecidos e respeitados por eles próprios e pela sociedade.Lembrava-se do primeiro dia em que conhecera o Francisco. Era um rapaz muito revoltado que se vestia de negro com desenhos de caveiras, brinco na orelha, piercings vários e uma forma de estar provocadora fosse em palavras ou atitudes.(...)

(...) Aos poucos Francisco baixou as barreiras e começou a falar. Também ele tinha sido vítima de abusos sexuais em criança, tinha sido rejeitado à nascença e que tudo isto tinha sortido nele uma incapacidade de compreender e/ou sentir que a realidade não é sempre essa de sofrimento.Várias vezes tentou suicidar-se, tendo sido descoberto a tempo de ser ajudado.(...)-

E quantos a sonhos, que sonhos tens tu?- Nenhuns! Com o que é que eu poderia sonhar?...Joana trouxe-lhe uns livros com imagens referentes a várias actividades: desporto, arte, ensino, de tudo um pouco.

Depois falou-lhe das coisas bonitas do mundo e fê-lo perceber que o seu sofrimento poderia servir um dia para ele ajudar outros que estariam então em sofrimento e a necessitar de ajuda.- Se conseguires perceber que és um sobrevivente. Se perceberes que apesar do que sofreste estás aqui e és inteligente. Se conseguires libertar o perdão para os que te têm feito sofrer, e conseguires voltar a sonhar e aprender a lutar pelos teus sonhos, então aquilo que tens passado não terá sido em vão. (...)"

Retirado do livro: "A cura pela música (e não só...)" da autoria da escritora Alexandra Caracol. Recomenda-mos a todos a leitura deste livro que serve como uma auto-ajuda interactiva fazendo-nos pensar de maneira diferente, sem preconceitos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário