Tal como já referimos anteriormente, estamos a trabalhar com a Instituição Cerciama, o nosso principal apoio e base do projecto. A variedade de deficiências dos frequentadores deste centro é elevada. Na sua maioria os utentes possuem Sindrome de Down, contudo, existem casos de tetraplégia, Espectro do Autismo, entre outras deficiências mais complexas como a Parelesia cerebral, mais grave no sentido em que as capacidades cognitivas e de raciocinio são, em alguns casos, quase nulas. Esta última é, de todas, a doença mais grave e a que mais atenção requer, dado que os pacientes se encontram quase no estado vegetativo. Os profissionais possuem formação específica para lidar com estes casos, dado serem muitas as necessidades e cuidados especiais a ter em conta. A instituição desenvolve três valências: a Educativa, o Centro de Actividades e o Lar.
No espaço educativo são estimuladas as capacidades cognitivas dos utentes através do ensino entre outros estimulos importantes como a pintura (desenho). Por vezes é dificil entender-se o que a criança nos está a tentar transmitir e, através do desenhar, facilmente percebemos e nos relacionamos com as crianças.
Contudo, cada caso é um caso e nem sempre é possivel ser desta maneira. O gráu da deficiência influencia muito mas, existem outros factores condicionantes como a idade do utente e a forma de relacionamento com os que o rodeiam. Vejamos o caso de pessoas com Espectro do Autismo:
O Espectro do Autismo engloba perturbações muito graves no desenvolvimento, que ainda hoje não são muito claras, quer no seu diagnóstico quer no seu padrão típico e terapêutica. " Muitos são os autores que se têm dedicado ao estudo deste Espectro, no entanto, este apresenta-se como um grande puzzle que, a pouco e pouco, se vai construindo e entendendo. Como se sabe a patogénia do Autismo é obscura. Ela alimenta grandes forças dialécticas de discursos de especialistas em detrimento da familia tão experiente face a um tal problema. Com efeito, todas as estruturas relacionais dentro da familia da criança autista encontram-se perturbadas, distorcidas e dramaticamente desorganizadas face ao contexto. Há, de facto, falta de recursos humanos, físicos e pedagógicos que continuam a marcar de forma estigmatizante as crianças com Necessidades Educativas Especiais (Nee).
As pessoas com Autismo têm três grandes grupos de perturbações. Segundo Lorna Wing a tríade de perturbações no Autismo manifesta-se em três domínios:No domínio social são afectados especialmente no desenvolvimento interpessoal, isolando-se e interagindo de forma estranha ( fora dos padrões habituais);No domínio da linguagem e comunicação há desvios semânticos e pragmáticos. Muitas pessoas com Autismo ( estima-se que cerca de 50 por cento) não desenvolvem linguagem durante toda a vida;No domínio do pensamento e comportamento são rigidos e não possuem grande imaginação. Desenvolvem comportamentos ritualistas e obsessivos, dependência em rotinas, atraso intelectual e ausência de jogo imaginativo."
Elaborado com base no depoimento da Educadora de Infância Joana Pinto.
Considera que em Portugal existem condições para a perfeita integração de pessoas portadoras de deficiências na Sociedade?
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